Distribuídos por todos os lugares, os supermercados são extremamente necessários para a sociedade e a economia comercial. Além da tamanha importância aos consumidores, o setor supermercadista é marcado pela alta empregabilidade.

Se você está pensando em trabalhar em supermercados, entenda um pouco mais sobre os tipos de supermercados existentes e como eles são divididos:

Tipos de mercado

Bares: oferecem bebidas alcoólicas no geral, mas também podem trabalhar com chocolates, doces, cigarros, isqueiros e afins. Os bares possuem como seu posicionamento o rápido atendimento ao público, disponibilizando aos clientes lanches e bebidas para o consumo imediato.Geralmente são lojas pequenas.

Mercearia: geralmente os clientes buscam mercearias para fazer compras de emergência ou repor itens que faltam na dispensa. Oferecem linha básica de produtos de mercearia, frios e laticínios, bazar e alimentos de consumo diário. Geralmente são lojas pequenas.

Padaria: nas padarias, há fabricação própria de pães, bolos, biscoitos, dentre outros produtos, para consumidores da redondeza. Além dos produtos fabricados pela própria padaria, há também a venda de alimentos de consumo diário: bolachas, chocolates, leite em pó, etc. E, em alguns casos, há venda de produtos de higiene e limpeza. Também servem lanches e refeições.

Mercado, minimercados e supermercadinhos: é muito comum nos diferentes bairros. Vendem alimentos e não alimentos, oferecendo itens de mercearia, frios e laticínios, hortifruti, açougue, padaria, peixaria e bazar. Geralmente são lojas pequenas.

Supermercado: suas dimensões e variedade de produtos são maiores que os mercados, são lojas de “vizinhança”, pois são localizadas em bairros. Oferecem alimentos e não alimentos, além de produtos de uso e consumo imediatos. São organizados em seções, com lojas que variam de médias a grandes.

Hipermercados: é um grande mercado, que além dos itens citados anteriormente, vendem também acessórios, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, cama, mesa, banho, dentre outros. Se baseiam no conceito “one-stop-shopping”, que significa compras realizadas em uma única parada, por isso o hipermercado contempla os mais variados produtos aos consumidores. Organizados por departamentos e seções.

Hortifruti: há a venda de produtos hortifrutiganjeiro. Para manter o frescor de seus itens, os hortifrutis recebem produtos várias vezes na semana. Há também produtos de mercearia, padaria, bebidas, frios e laticínios, entre outros.

Lojas de conveniência: apresentam um mix de produtos aos consumidores, muitas vezes localizadas em postos de gasolina e farmácias, localizados em espaços de grande circulação, podendo atender 24 horas por dia. Em geral, são lojas pequenas, que vendem itens de primeira necessidade e de uso diário.

Sacolão: na maioria das vezes localizados em grandes galpões, sua diferença dos hortifrutis está na modalidade de compra: aqui, os consumidores enchem as sacolas, sem se preocupar com o custo por unidade, e pagam na saída o valor calculado pela pesagem. Em alguns lugares o sacolão também é chamado de “quilão”

Atacadão: o intuito do atacadão é vender aos varejistas e organizações, em grandes quantidades, para que eles possam vender ao consumidor final. Vendem alimentos e não alimentos, com variedades. Geralmente são lojas grandes. Os produtos são organizados em departamentos e seções.

Conhecendo as seções

Os supermercados diferenciam seus produtos, de maneira geral, em alimentos e não alimentos. Agora, conheça as seções existentes em cada uma dessas categorias:

 

Alimentos

Mercearia: Seção composta por produtos não perecíveis, ou seja, produtos que não possuem data de validade de curta duração. A mercearia é dividida em duas sub-seções:

  • Mercearia seca: produtos não perecíveis, que não precisam de refrigeração (café, açúcar, arroz, arroz, feijão, milho, etc)
  • Mercearia líquida: aqui se encontram as bebidas: águas, refrigerantes, vinhos, sucos, cervejas, bebidas destiladas, etc.

Hortifruti: Essa seção também é conhecida como FLV (Frutas, legumes e verduras). Aqui, os produtos são expostos em bancas e separados por tipos. São produtos altamente perecíveis, por isso devem ser mantidos sempre frescos, com reposições constantes.

Açougue: Essa seção pode ser maior ou menor dependendo do porte da loja. Aqui, pode conter carnes de boi, suínos e aves, in natura ou congelados.

Frios e laticínios: Nesta seção, é trabalhado com frios industrializados: queijos, leites frescos, salames, presuntos, mortadelas, margarinas, manteigas, iogurtes, sorvetes, carnes salgadas, produtos refrigerados, embutidos e produtos vendidos a granel (azeitonas, pavês, conservas, etc)

Peixaria: É uma seção que não se encontra em todos os supermercados, pois exige profissionais e equipamentos especializados. Pode apresentar um mix de produtos, como peixes de água doce e salgada, crustáceos, moluscos, filés ou postas.

Padaria e Confeitaria: Aqui, podemos encontrar diversos tipos de pães, torradas, bolos, petit-fours, salgados, doces e confeitos. Na maioria das vezes, a produção é feita no próprio supermercado.

Rotisserie: Nesta seção, acontece a venda de refeições prontas: massa fresca, frango, assados, saladas, maioneses, etc.

 

Não alimentos

Higiene pessoal e beleza: Aqui, encontram-se produtos como: perfumes, papel higiênico, absorventes, higiênicos, sabonetes, cremes dentais, desodorantes, xampus, tinturas, cremes para o corpo e afins.

Limpeza: Nesta seção, são expostos produtos relacionados à todo tipo de limpeza: desinfetantes, água sanitária, amaciantes, sabão em pó, esponjas, vassouras, rodos, sacos de lixo, etc.

Bazar: Inclui itens de utilidades domésticas, como utensílios para cozinha (panelas, copos, talheres), papelaria, artigos para festa, brinquedos, livros, cadernos e afins.

Eletroeletrônico: Mais frequente em lojas de maior porte ou nos hipermercados. Aqui, vende-se eletrodomésticos, como liquidificador, torradeiras, TV, computadores, aparelhos de som e produtos relacionados.

Lazer e jardinagem: Especialmente em grandes lojas e hipermercados, essa seção oferece itens de jardinagem que vão desde mobiliários à plantas, pedras e adubos.

GOSTOU DO ARTIGO? #compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Whatsapp

VAGAS RELACIONADAS: Carreira e crescimento

Aprendiz em Supermercados

Voltado a jovens de 14 a 24 anos, com ou sem experiência profissional anterior.

Estagiário em Supermercados

Voltado a estudantes que desejam se desenvolver pessoal e profissionalmente

Repositor de Mercadorias / Operador de Loja

Repor mercadorias em Supermercados, conhecendo e aplicando técnicas necessárias à boa disposição dos produtos.

LEIA TAMBÉM:

O “Eu no Supermercado” é um ambiente voltado para todos que atuam ou desejam iniciar atividades em supermercados

Aqui, você encontra diversas oportunidades de desenvolvimento, além de dicas, conteúdos e atualidades essenciais para quem quer conhecer mais sobre o setor.

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail e Whatsapp.

Pesquise

Olá visitante, selecione o ambiente que você deseja acessar: