O Programa visa absorver jovens com perfil similar ao daqueles que já procuram emprego no setor de supermercados, mas com o objetivo de proporcionar a eles uma experiência orientada e assistida, focada no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas, preparando-os para enfrentar os desafios da atualidade.
Durante o estágio, os jovens desempenham diversas atividades práticas nas áreas de atendimento ao cliente, frente de caixa e reposição de mercadorias, onde suas principais atribuições incluem:
• atendimento ao público,
• suporte na comunicação e satisfação do cliente,
• orientação a clientes sobre produtos e serviços de autoatendimento,
• participação em ações de pesquisa,
• organização e exposição de mercadorias,
• registro de mercadorias,
• controle de estoque,
• elaboração de planilhas e emissão de relatórios,
• participação em atividades de integração social e desenvolvimento pessoal.
Essas tarefas conectam teoria e prática, incentivando os estagiários a agir de forma analítica, compreendendo as razões, a pertinência e o contexto de cada ação. Isso contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais essenciais, preparando-os para tomar decisões fundamentadas e conscientes, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória e aptos para a vida e o trabalho.
Toda semana o estagiário do Programa da Checkout participa de uma aula EAD, com o acompanhamento e suporte de um Orientador Educacional da Checkout, onde é reforçado o conteúdo teórico referente à habilidade trabalhada de forma contextualizada com a atividade correlacionada desenvolvidas em loja, estimulando o jovem a atentar e refletir sobre o tema abordado.
As aulas são divididas em pílulas diárias de 5 minutos de materiais e conteúdos escritos e em vídeo, podendo ser realizadas de forma prática e ágil, direto pelo celular ou computador pessoal.
Ao término de cada semana, o estagiário tem seu conhecimento avaliado e descreve uma ocorrência vivenciada no decorrer das suas atividades em loja, que contextualize a habilidade trabalhada naquele período.
Os estagiários do Programa Checkout contam com uma estrutura de suporte composta por:
A Checkout oferece treinamentos voltados aos tutores dos estagiários em loja, estendido também aos demais líderes e gerentes dos supermercados, visando prepará-los para absorver e incluir os estagiários no programa, bem como orientá-los sobre questões adversas como a prevenção a situações de assédio moral e sexual, atividades não permitidas, combate à discriminação, inclusão de minorias, entre outras.
Além disso, a Checkout também disponibiliza canais exclusivos para reclamações, denúncias e acolhimento de jovens, contando com uma estrutura de suporte social , psicológico e psiquiátrico, quando verificada a pertinência.