O programa de estágio da Checkout

Atividades nos supermercados

O Programa visa absorver jovens com perfil similar ao daqueles que já procuram emprego no setor de supermercados, mas com o objetivo de proporcionar a eles uma experiência orientada e assistida, focada no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas, preparando-os para enfrentar os desafios da atualidade.

Durante o estágio, os jovens desempenham diversas atividades práticas nas áreas de atendimento ao cliente, frente de caixa e reposição de mercadorias, onde suas principais atribuições incluem:
• atendimento ao público,
• suporte na comunicação e satisfação do cliente,
• orientação a clientes sobre produtos e serviços de autoatendimento,
• participação em ações de pesquisa,
• organização e exposição de mercadorias,
• registro de mercadorias,
• controle de estoque,
• elaboração de planilhas e emissão de relatórios,
• participação em atividades de integração social e desenvolvimento pessoal.

Essas tarefas conectam teoria e prática, incentivando os estagiários a agir de forma analítica, compreendendo as razões, a pertinência e o contexto de cada ação. Isso contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais essenciais, preparando-os para tomar decisões fundamentadas e conscientes, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória e aptos para a vida e o trabalho.

Atividades teóricas de estágio

Toda semana o estagiário do Programa da Checkout participa de uma aula EAD, com o acompanhamento e suporte de um Orientador Educacional da Checkout, onde é reforçado o conteúdo teórico referente à habilidade trabalhada de forma contextualizada com a atividade correlacionada desenvolvidas em loja, estimulando o jovem a atentar e refletir sobre o tema abordado.

As aulas são divididas em pílulas diárias de 5 minutos de materiais e conteúdos escritos e em vídeo, podendo ser realizadas de forma prática e ágil, direto pelo celular ou computador pessoal.

Ao término de cada semana, o estagiário tem seu conhecimento avaliado e descreve uma ocorrência vivenciada no decorrer das suas atividades em loja, que contextualize a habilidade trabalhada naquele período.

Suporte ao estagiário

Os estagiários do Programa Checkout contam com uma estrutura de suporte composta por:

  • Tutor de Estágio: Profissional do supermercado preparado para realizar o acompanhamento e desenvolvimento do jovem.
  • Orientador de Estágio: Profissional da Checkout, normalmente psicólogo, responsável por realizar a orientação do jovem quando demandado ou sempre que houver 
  • qualquer indicação do Tutor de Estágio, positiva ou negativa, referente à postura, comprometimento, agilidade, relacionamento, comportamento, assiduidade, ou outra relacionada ao desempenho em loja.
  • Orientador Educacional: Profissional da Checkout, qualificado para prestar atendimento e suporte ao estagiário nas questões relacionadas às aulas de estágio e correlação com o desenvolvimento das habilidades previstas no Programa.
  • Orientador de Responsabilidade Social: Profissional da Checkout responsável pela orientação dos jovens sobre questões relacionadas à inclusão, combate à discriminação, acesso a benefícios sociais, diversidade, prevenção contra situações de assédio, entre outros, inclusive atendendo e acolhendo reclamações e eventuais denúncias.
  • Orientador Escolar: Profissional da escola, geralmente o diretor ou professor do jovem, indicado para acompanhar os relatórios periódicos de atividades de estágio realizadas em lojas, formar o estudante em sala de aula e reforçar a importância de integrar as duas experiências, teoria e prática, potencializando o impacto no desenvolvimento dos educandos.

Ambiente de estágio

A Checkout oferece treinamentos voltados aos tutores dos estagiários em loja, estendido também aos demais líderes e gerentes dos supermercados, visando prepará-los para absorver e incluir os estagiários no programa, bem como orientá-los sobre questões adversas como a prevenção a situações de assédio moral e sexual, atividades não permitidas, combate à discriminação, inclusão de minorias, entre outras.

Além disso, a Checkout também disponibiliza canais exclusivos para reclamações, denúncias e acolhimento de jovens, contando com uma estrutura de suporte social , psicológico e psiquiátrico, quando verificada a pertinência.

Pesquise

Olá visitante, selecione o ambiente que você deseja acessar: