Além de fazer parte da cultura de nosso país, as datas comemorativas são importantes ferramentas para ampliar a venda nos supermercados
Quem trabalha com atendimento ao público final já sabe que algumas datas são muito importantes para os consumidores, certo? É possível citar o Natal, o Dia das Mães e a Páscoa como bons exemplos disso. Entretanto, outros momentos, que nem sempre são tão evidentes e comuns de se perceber no contexto de um supermercado, também podem aquecer as vendas, como a realização de jogos da Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos, por exemplo, que também podem ser trabalhados na mesma lógica das datas comemorativas já estabelecidas.
O desempenho do setor supermercadista está diretamente atrelado a campanhas que estimulam o consumo. Fazem parte deste esforço de venda as principais datas comemorativas nacionais e também as internacionais. Mas, antes de abastecer o estoque com itens sazonais e que fazem parte de celebrações anuais, a gestão supermercadista precisa se perguntar: “será que as lojas da nossa rede têm aproveitado bem todas as oportunidades para vender mais e sem desperdício?”. Se a resposta for não, está mais do que na hora de reorganizar o calendário promocional ou de implementar um novo.
Pensando nisso, vamos explicar como os supermercados podem otimizar as vendas a partir destes eventos. Acompanhe!
Consumidores gastam mais em datas comemorativas
Recentemente, uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF (Brasília) revelou que os consumidores do Distrito Federal estimam gastar quase 50% a mais no Dia das Mães deste ano (2022), o que indica a força dessa data específica para as vendas. E isso não costuma acontecer apenas em maio. Mesmo em datas secundárias, como o dia dos avós, em julho, alguns setores tendem a ter altas nas vendas, justamente por causa das atividades extras que esses dias apresentam, como almoços para reunir a família ou passeios não planejados.
Por isso, é importante se preparar. Olha essa dica:
Antecipe a estratégia
Não adianta pensar nas ações de Páscoa na semana da Páscoa, nem nas do Natal no dia 23 de dezembro. Para aproveitar as vendas das datas comemorativas, as estratégias precisam ser pensadas muito antes. É com antecedência que os lojistas conseguem prever o estoque, aplicar descontos e promoções e até mesmo realizar mudanças nas lojas para garantir o aproveitamento total desses importantes momentos de venda.
Pense fora da caixa
Com certeza você precisa aproveitar as datas principais para otimizar a venda do seu estabelecimento, mas será que não existem datas alternativas que também conseguem ser bastante produtivas na hora de cativar os clientes?
O Halloween, por exemplo, é uma data estrangeira, mas que tem bastante adesão no Brasil.
Em geral, crianças, jovens e pais com filhos em idade escolar tendem a precisar de itens para as comemorações mais lúdicas. Então, que tal apostar nessa data? As suas estratégias podem funcionar melhor ainda se o seu concorrente não está participando com ações no mesmo período que você.
Use a força das redes sociais
Se a sua loja ainda não utiliza os canais digitais para se comunicar com os clientes, ela precisa fazer isso logo. É inegável a força de conversão presente na comunicação digital e as redes sociais são perfeitas para isso. Por lá, você consegue avisar sobre promoções, fazer campanhas e disseminar as ações planejadas, fazendo com que elas cheguem a muitas pessoas – talvez até em novos clientes que ainda não conheciam o supermercado em que você atua. As estratégias de marketing digital conseguem atingir um público que ainda não conhece sua loja e torná-lo potenciais clientes.
Treine a sua equipe
Se você pensou no calendário de datas comemorativas para a sua loja, preparou as ações com antecedência de forma criativa e inusitada, divulgou tudo nas redes sociais, mas não treinou a sua equipe para o aumento de demanda, você pode ter problemas com os consumidores.
É necessário que a sua equipe saiba os detalhes das ações que estão sendo divulgadas e que tenha capacidade técnica para gerenciar o fluxo de compras do momento, o que evita reclamações dos clientes e garante que eles tenham experiências positivas, que são fundamentais na hora de fidelizá-los. Contratar mais profissionais é uma ação importante que precisa ser prevista com antecedência para recrutar talentos aptos para o cargo.
As festas de João, por exemplo, se aproximam e com a retomada da festividade, após dois anos de hiato, quem já se preparou para garantir os produtos típicos e uma exposição criativa e específica para seu público, certamente já terá motivos para comemorar antes mesmo de junho chegar. O momento é de retomada das festividades, aproveite para ganhar novos clientes dispostos a celebrar em grande estilo.