O papel das empresas na sociedade vai muito além de vender produtos e serviços para um público específico. É parte da atuação delas colaborar para a manutenção de uma sociedade mais justa e progressista. Por isso, investir em um quadro de funcionários diverso, mais do que, muitas vezes, uma questão que está na lei, um compromisso para dar oportunidades para evoluir a visão sobre respeito, cidadania e oportunidades.
Manter um ambiente de trabalho diversos é a oportunidade para entrar em contato com realidades diferentes, evoluindo o pensamento sobre questões que não fariam parte da nossa rotina. Os supermercados, por possibilitarem muitas atuações diferentes, possibilitam integrar muitos perfis diferentes de profissionais, como as pessoas mais velhas que, muitas vezes, não têm acesso ao mercado de trabalho por serem consideradas incapazes. O mesmo vale para aquele perfil muito jovem, como os estagiários e menores-aprendiz, que podem ter a capacidade de desenvolver suas habilidades em algumas das funções das lojas.
Ter também pessoas com deficiência é uma ótima maneira de repensarmos nossas ambientações e dando oportunidades para que cadeirantes e deficientes visuais, por exemplo possam ter uma rotina de trabalho plena. Pessoas transgênero, que muitas vezes são excluídas do mercado de trabalho por preconceito, também podem ter apoio do setor para atividades tanto administrativas quanto operacionais. Manter um ambiente plural é essencial para quem frequenta e para quem trabalha.