Tem uma habilidade na cozinha que muitos brasileiros passaram a se aventurar nos últimos tempos, especialmente durante o isolamento social imposto pela pandemia: fazer pães. A busca no Google por diferentes tipos de receitas aumentou em até cinco vezes em março de 2020. Com jeitos e sabores muito diferentes, se dedicar a essa empreitada rendeu para muita gente uma nova profissão. Afinal, é difícil encontrar quem resiste a um pão fresquinho e quentinho.
A procura por padeiros segue em alta, pois profissionais qualificados estão em falta. E engana-se quem pensa que a rotina dessa profissão é restrita a acordar cedo e sovar massa por horas. O padeiro, além de fabricar pães, pode preparar outros alimentos como bolos, tortas, pasteis e cafés. Também pode ficar à frente da criação de novas receitas, gerenciar o estabelecimento e cuidar de toda a exposição dos produtos, de forma a deixá-los atrativos para os clientes.
A área de atuação também evoluiu
As panificadoras seguem como a principal referência de onde encontrarmos padeiros, mas eles estão hoje presentes em restaurantes, hotéis, cafeterias, hotéis e também em supermercados. Com a panificação cada vez mais popular e com mais pessoas à procura de receitas com ingredientes saudáveis no preparo, as técnicas que esse profissional possui interessam muito as grandes lojas, que investem cada vez mais em variar a oferta de panificação para além dos ultra processados e do tradicional francês. Existem cursos reconhecidos no mercado a partir de 200 horas.
Já pensou que essa pode ser sua profissão?