Colocar-se no mercado de trabalho é o sonho de muita gente, especialmente em um momento em que as contratações voltam a ganhar fôlego em alguns setores da economia. Mas, para ter sucesso no processo seletivo, é preciso saber mostrar as suas qualidades logo no começo, pois, muitas vezes, o responsável por despertar a atenção dos recrutadores será o seu currículo.
Dessa forma, é necessária uma atenção maior aos detalhes da estrutura desta poderosa ferramenta e, geralmente, isto é bem mais simples do que parece. Separamos aqui algumas dicas que te ajudarão a causar uma boa impressão nos recrutadores, através do seu CV:
1. Economize nas informações pessoais
Informe apenas seu nome, endereço e idade. Outros dados só serão necessários se você for aprovado no processo;
2. Descreva bem as sua atividades anteriores
Não se limite em apenas colocar a sua função. Detalhe como era seu dia-a-dia, quais os desafios enfrentados e para quem você realizava suas entregas. São essas informações que mostrarão que você é a pessoa ideal para a vaga;
3. Escolha as suas experiências mais relevantes
É importante que você inclua somente aquelas empresas que estão em acordo com o cargo e a posição pretendida. Um currículo muito extenso, com mais de três páginas, é menos interessante do que um menor, porém, mais objetivo;
4. Atividades externas são importantes
Além da sua capacidade técnica, os recrutadores querem saber o seu diferencial, algo que te destaca dos outros candidatos. Por isso, dedique um espaço para incluir atividades que somam ao seu histórico profissional, como projetos artísticos, sociais ou mesmo cursos diversos.